posbariatricaApós a cirurgia de redução de peso, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação. O resultado são:

  • braços flácidos;

  • mamas achatadas e mamilos apontados para baixo;

  • abdômen que pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental;

  • nádegas, virilha e coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.

 

A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e flacidez da pele. O resultado é uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves. Esta é, em essência, a fase final do processo de perda de peso.

O contorno corporal após grande perda de peso melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e de flacidez.

Quem está apto a fazer a Cirurgia Pós bariátrica

Se você se submeteu à cirurgia de redução de peso, seu cirurgião plástico irá trabalhar em estreita colaboração com seu médico para determinar quando será apropriado começar a reparação do contorno corporal.

O paciente deve ter a perda de peso deve estar estabilizada pois, se continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer.

O paciente não pode ganhar peso pois traumaticamente estressará a pele já enfraquecida, causando estrias e cicatrizes alargadas na pele.

Procedimentos que fazem parte da Cirurgia Pós bariátrica

A cirurgia de contorno corporal é frequentemente realizada em etapas. Assim como o processo de perda de peso, deve ser avaliado e ter acompanhamento dos médicos do paciente. A seguir as cirurgias que compreendem o processo:

  • Lifting da parte inferior do corpo: corrige a flacidez do abdômen, nádegas, virilha e culotes;

  • Elevação da mama: corrige a flacidez e os seios caídos;

  • Lifting de braço: corrige a flacidez dos braços;

  • Lifting de coxa: corrige a flacidez da coxa;

  • Lifting facial: corrige a flacidez da face e pescoço.

Todos os procedimentos de contorno corporal exigem incisões para remover o excesso de pele. Em muitos casos, essas incisões podem ser extensas. O comprimento da incisão e o padrão dependerão da quantidade e da localização do excesso de pele a ser removida, assim como a preferência pessoal e o julgamento do cirurgião. Técnicas avançadas geralmente permitem que as incisões sejam feitas em locais estratégicos, onde possam ser escondidas pela maioria dos tipos de vestuário, no entanto, nem sempre é possível.