O que é a cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia

A cirurgia de pálpebra melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

Como é feita a blefaroplastia

A cirurgia da pálpebra superior remove o excesso de depósito de gordura. Esse excesso de gordura aparece como inchaço nas pálpebras superiores criando uma pele frouxa ou flacidez que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, às vezes, prejudicando a visão.

Já a blefaroplastia da pálpebra inferior remove o excesso de pele e rugas finas, eliminando bolsas sob os olhos nessas pálpebras, e pode corrigir queda das pálpebras inferiores.

Quem pode fazer a blefaroplastia

A blefaroplastia é geralmente realizada em homens e mulheres adultos que têm tecido facial e músculos saudáveis, com metas realistas a respeito da cirurgia. Bons candidatos são as pessoas saudáveis sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, os não fumantes, as pessoas com perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia e pessoas sem condições oculares graves.

É muito importante informar sobre doenças nos olhos tais como glaucoma, olho seco ou descolamento de retina, também deve ser informado distúrbios da tireóide, tal como a disfunção de Graves, hipo ou hipertireoidismo. Para o pré-operatório, informar doenças cardiovasculares, pressão alta, demais problemas circulatórios ou ainda diabetes.

Cuidados após a cirurgia

Se você sentir falta de ar, dor no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure seu médico imediatamente.