enxertogordura stCada vez mais usado na cirurgia de face, o enxerto de gordura repõe o volume dos tecidos e ajuda a suavizar as alterações do contorno facial que ocorrem com o tempo. O enxerto de gordura pode ser usado para volumização ao redor dos olhos, melhorando a depressão e suavizando o aspecto “cansado” e melhorando as chamadas olheiras. Muito bom para corrigir o sulco nasogeniano, o famoso e temido “bigode chinês”, para delinear os lábios, aumentar o queixo. Pode ser feito na mandíbula, nas mãos, nos grandes lábios vaginais e nos glúteos com resultados muito animadores. Recentemente houve a descoberta das células tronco que se encontram exatamente dentro da gordura aspirada que são dotadas de um fantástico poder rejuvenescedor facial e corporal.
O paciente pode optar por combinar a lipoenxertia facial com uma lipoaspiração maior ou seguir o procedimento básico. No preenchimento facial simples, a gordura pode ser retirada de qualquer outra parte do corpo que contenha gordura, mas em geral, a retirada é feita do abdômen, através da cicatriz umbilical.
De 30 a 50% do volume de preenchimento facial com gordura autóloga implantado é reabsorvido, o restante é permanente. Além disso, é usado material do próprio corpo para fazer o preenchimento, reduzindo as chances de rejeição do corpo ao material aplicado.
A técnica está indicada para preenchimento de rugas faciais, como por exemplo o sulco que se forma entre o nariz e a boca, popularmente chamado de bigode chinês, e os que se formam ao redor da boca e dos olhos. É possível aplicar gordura nas maçãs do rosto para recuperação do volume perdido com o passar dos anos e nos lábios.
Normalmente uma sessão de lipoenxertia facial é suficiente, mas caso os resultados ainda não estejam satisfatórios, é possível fazer um retoque.