A cirurgia contra enxaqueca conta com inúmeros estudos e demonstra ótimos resultados mas no momento não foi liberada no Brasil.

O tratamento da enxaqueca crônica envolve processos cerebrais e às vezes de difícil controle. Recentemente o Dr. Paulo Renato esteve num trabalho conjunto nos EUA onde realizaram cirurgias de enxaqueca. O procedimento é uma novidade e ainda não foi liberado no Brasil.

A cirurgia de enxaqueca envolve o alívio da pressão sobre vários ramos do nervo do trigêmio. Em muitas pessoas, é a interação do músculo corrugador e do nervo do trigémio que origina o ataque de enxaqueca. O músculo corrugador está situado acima das sobrancelhas e é um dos músculos responsáveis pela formação das rugas entre as sobrancelhas e outras expressões nesta parte do rosto. Parte do nervo do trigémio atravessa o músculo corrugador; como consequência da irritação do nervo, desencadeia-se uma cadeia de efeitos que pode culminar numa crise de enxaqueca.

A cirurgia de enxaqueca envolve o alívio da pressão sobre vários ramos do nervo do trigêmio. Em muitas pessoas, é a interação do músculo corrugador e do nervo do trigémio que origina o ataque de enxaqueca. O músculo corrugador está situado acima das sobrancelhas e é um dos músculos responsáveis pela formação das rugas entre as sobrancelhas e outras expressões nesta parte do rosto. Parte do nervo do trigêmio atravessa o músculo corrugador; como consequência da irritação do nervo, desencadeia-se uma cadeia de efeitos que pode culminar numa crise de enxaqueca.

As zonas-gatilho nas têmporas podem ser tratadas por cirurgia com base no mesmo princípio. A pressão é aliviada no nervo correspondente, por meio de cirurgia laparoscópica, acedendo o cirurgião ao nervo pela secção da têmpora que está coberta pelo cabelo. Uma terceira possibilidade é aliviar a pressão num nervo localizado no pescoço.

É de vital importância que cada caso seja examinado individualmente e que cada paciente se submeta a um teste da toxina botulínica (Botox), antes de se decidir se pode ser selecionado para o procedimento cirúrgico. Se os sintomas da enxaqueca apresentarem uma melhora superior a 50 por cento nas primeiras oito semanas após a injeção da toxina botulínica, isto será um indicador prognóstico positivo do sucesso da Cirurgia de Enxaqueca.

Além do alívio dos sintomas da condição, o paciente notará que as rugas entre as sobrancelhas se tornam mais suaves, desaparecendo inclusive na maioria dos casos.

Whatsapp