O procedimento dispõe de diferentes técnicas para correção das deformidades do nariz, cada uma para casos pontuais que demandam mais ou menos refinamento. As duas técnicas mais realizadas são a Rinoplastia Estruturada e a Conservadora.

A Rinoplastia em si tem como objetivo refinar a beleza e função do nariz, corrigindo deformidades estéticas e, em alguns casos, melhorando a respiração. As técnicas realizadas podem variar de acordo com o caso, necessidade e objetivo do paciente. Existem técnicas que são mais ou menos invasivas, e isso será definido em avaliação junto ao cirurgião.

A indicação da Rinoplastia Estruturada ou Conservadora depende de algumas questões que serão avaliadas, como o desenvolvimento da estrutura facial do paciente. No geral, o procedimento é indicado a partir dos 16 anos. O planejamento cirúrgico é realizado de acordo com a proporção e simetria facial previamente medidos, adequando-o com os anseios do paciente. Além disso, graças aos avanços tecnológicos, existem softwares que permitem o planejamento 3D e permitem uma visualização vaga de potenciais resultados.

O que é a Rinoplastia Conservadora?

Uma técnica muito segura, chamada CONSERVADORA, como o nome já diz, utiliza de métodos mais tradicionais. Este método evita o comprometimento da arquitetura das cartilagens e preserva a função das válvulas nasais, porém promovendo resultados que podem não ser tão duradouros. As incisões são realizadas em lugares discretos, como nas regiões anatômicos internas e não visíveis.

Entenda a Técnica da Rinoplastia Estruturada

Já a técnica ESTRUTURADA se trata de uma intervenção considerada (entre alguns cirurgiões) menos invasiva, mais previsível e mais segura. Esse método reforça a estrutura nasal, preservando e fortalecendo-a, proporcionando resultados mais duradouros.

Como é o Pós Operatório da Rinoplastia?

O pós operatório da cirurgia do nariz pode ser considerado confortável desde que todas as orientações sejam seguidas.

Finalizando o procedimento, é inserido um tampão de gaze na parte interna e externa do nariz e este será mantido até o 3º dia pós-operatório. Edemas e inchaço estão dentro da normalidade, e sumirão gradativamente após 1 semana da cirurgia.

Na primeira semana, o paciente deve manter repouso completo. Neste período, a alimentação é pastosa e a respiração fica um pouco obstruída por conta da presença de coágulos nas narinas, que melhorarão com o uso de descongestionantes nasais.

Após 15 dias, atividades leves como rotina de trabalho, desde que não demande esforço, são autorizadas. Exercícios físicos são liberados após 2 ou 3 meses, a depender do caso.

Nos primeiros dias, o paciente deve dormir com a cabeça elevada, utilizando-se da ajuda de travesseiros, evitando dormir de lado e de bruços.

As cicatrizes do procedimento são quase imperceptíveis, pois as incisões são realizadas em locais estrategicamente planejados. Os resultados da Rinoplastia poderão ser notados após 6 meses até 1 ano.

Para bons resultados, busque por um médico registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Se tiver alguma dúvida sobre o procedimento, deixe nos comentários.

Whatsapp