Sequelas de Queimaduras

Para evitar sequelas de queimaduras, devemos tomar cuidado ao manusear aparelhos que esquentam e em superfícies quentes ou muito frias.

A queimadura é uma lesão ocasionada por uma trauma de origem térmica (calor ou frio), elétrica, química ou abrasiva.

As queimaduras são classificadas de acordo com o grau e profundidade. Existem 3 graus de queimaduras: a de primeiro grau, a de segundo grau (superficial ou profunda) e a de terceiro grau (profunda e grave). Alguns autores consideram queimaduras de quarto grau aquelas originadas por eletricidade, onde estruturas como osso, cavidade, nervos, músculos, tendões e órgãos são afetados e comprometidos.

O cirurgião plástico atua no tratamento completo, desde a fase aguda até recuperação da sequela, como nas retrações de cicatrizes que impedem a movimentação normal das articulações, aplicando enxertos de pele e gordura.

Sequelas de Queimadura de 1º Grau

As queimaduras de primeiro grau são aquelas em que apenas a epiderme (camada mais superficial da pele) é afetada.

O tratamento destas queimaduras (queimaduras solares, por exemplo), consiste no repouso do paciente associado a uma hidratação oral e cremes hidratantes passados por especialista.

Sequelas de Queimadura de 2º Grau

As queimaduras de segundo grau podem ser divididas em duas categorias: grau superficial e grau profundo.

Na superficial, a epiderme e sua porção mais superficial estão envolvidos, e suas lesões podem ser confundidas com queimaduras de primeiro grau.

O tratamento destas pode demandar desbridamento, além da limpeza da ferida e aplicação de pomadas, recuperando-se entre 7 a 10 dias.

Enquanto na profunda, a derme também é acometida e as lesões podem ser semelhantes às queimaduras de 3º grau. Neste segundo caso, a pele pode ficar mais seca e os pelos da região são perdidos.

Neste caso, o desbridamento é obrigatório e pode demandar enxertia precoce, otimizando a recuperação e evitando alterações cicatriciais e sequelas.

Sequelas de Queimadura de 3º Grau

Nas de terceiro grau, ocorre uma destruição total da pele sem chance de regeneração.

A abordagem deve ser mais delicada e pode haver a necessidade de intervenção cirúrgica com desbridamento e reconstrução (enxertos e/ou retalhos) no momento adequado.

Tratamento de Sequelas

Medidas como enxertia precoce, uso de malhas compressivas, talas e realização rotineira de fisioterapia motora podem prevenir sequelas em queimaduras.

Dentre as sequelas, podemos citar: formação de cicatrizes inestéticas, hipertróficas, queloidianas, retráteis (limitantes), desenvolvimento de úlceras crônicas e degeneração maligna de cicatriz ou úlcera (úlcera de Marjolin).

O tratamento de sequelas pode envolver ressecções ou redirecionamento de cicatrizes, uso de retalhos locais, regionais ou à distância, com ou sem expansão, uso de novos enxertos de pele total ou parcial e enxertos compostos.

Saiba mais sobre os Enxertos de Pele aqui.

São Exemplos de Sequelas Após queimadura:

Retração mentotorácica: bridas que puxam o queixo para baixo e limitam a extensão da cabeça. Pacientes possuem dificuldade em elevar a cabeça e, dependendo da gravidade, não conseguem fechar sua boca, dificultando a fala e a alimentação.

Tratamento: liberação do queixo (degola) e uso de enxertos ou retalhos expandidos.

Retração cicatricial de dedos das mãos: bridas que limitam o movimento dos dedos.
Tratamento: liberação das articulações através de retalho crossfinger, zetaplastia ou enxertos de pele.

Retração de axilas e cotovelos: bridas que limitam o movimento dos braços e antebraços.
Tratamento: liberação das articulações através de múltiplas zetaplastias, transposição de retalhos ou enxertos de pele.

Deformidades envolvendo mamas ou aréolas: deslocamentos das mamas ou aréolas no sentido da cicatriz.
Tratamento: reposicionamento e simetrização das mamas e aréolas através de zetaplastia, retalho de avanço em V-Y ou enxertos de pele.

Deve-se lembrar de tomar cuidados específicos, como na cozinha ao cozinhar em panelas utilizando apenas as “bocas” do fundo do fogão, bem como os cabos das panelas devem permanecer para dentro. Evite crianças na cozinha!


Av. Mutirão, 2653. Ed. Órion, Sala C 1609. St Marista, Goiânia – GO, CEP: 74150-340
Atendimento em horário comercial pelo Telefone: (62) 3121-6551 ou pelo Whatsapp: (62) 99611-8800

Fale Conosco

Você pode tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta enviando uma mensagem no formulário abaixo. Entre em contato também pelos telefones: (62) 3121-6551 | (62) 99611-8800

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook | Instagram

 

Whatsapp