Como ficarão as minhas cicatrizes após a cirurgia plástica?

Uma das maiores preocupações relacionadas a Cirurgia Plástica é sobre o resultado das cicatrizes pós-cirúrgicas. É válido ressaltar que a “qualidade” final da cicatriz depende basicamente de três importantes fatores: cirurgião, paciente e de como funciona o processo de cicatrização do paciente.

Como esses Fatores Determinam as Cicatrizes após a Cirurgia Plástica?

As 3 questões citadas podem impactar grandemente na qualidade final das cicatrizes após a cirurgia plástica. Entenda como:

  • CIRURGIÃO: depende muito da técnica utilizada pelo cirurgião. Nisso, depende se o mesmo obedeceu princípios básicos da cirurgia plástica, tais como como diminuir a tensão dos tecidos, tipos e espessuras dos fios cirúrgicos, da qualidade de suas suturas (pontos), se respeitou as linhas de força existentes na pele, entre tantos outros fatores;
  • PACIENTE: depende dos cuidados pós-operatórios que deverão ser seguidos rigorosamente pelo PACIENTE conforme orientação de cada procedimento, tais como repouso, postura, carregar peso, esforço físico, alimentação, exercícios, exposição ao sol, tabagismo, se utilizou adequadamente cintas, faixas, “talas”, sutiãs, medicamentos, drenagens entre outros;
  • CICATRIZAÇÃO DO PACIENTE: esse terceiro fator não depende da vontade do paciente e/ou do cirurgião: está relacionado a capacidade intrínseca da PELE em cicatrizar/regenerar. E este é um dos mais importantes fatores e uma grande variável que nem sempre teremos total controle.

Cuidados com a Cicatriz

É fundamental um acompanhamento rigoroso, de você paciente, e de sua cicatriz por período longo!!

Importante lembrar que o processo final da cicatriz pode demorar de 1 a 2 anos. Nesse período poderemos ter alterações da mesma e existem inúmeros recursos para mantermos a cicatriz dentro de um patamar de qualidade excelente, na grande maioria dos casos. Diversos cremes, pomadas, corticóide tópicos e/ou injetáveis, LASERs “fitas” de silicone, luzes, tiras compressivas, micro-agulhamento e uma infinidade de outros produtos. A escolha dependerá da experiência de seu médico e da necessidade de cada caso.

Mesmo após todos os cuidados, excepcionalmente poderemos evoluir com uma cicatriz dita inestética (hipertrófica, quelóide…) e que poderá ser tratada com grande chance de uma melhora significativa.

Se você tem dúvida, procure um especialista registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Fale com ele para entender melhor todo esse processo!!

Whatsapp