Expansão de Tecido

A expansão de tecido trata-se de uma técnica que possibilita o “nascimento” de uma pele extra, pele esta que será usada em reconstrução em quase todas as regiões corporais.

Relativamente simples, o procedimento permite que o corpo “gere” a pele extra da seguinte maneira: um balão expansor de silicone é inserido sob a pele na região comprometida e, logo após, preenchido com água salina, crescendo e esticando a pele.

A técnica é usualmente aplicada em Reconstruções Mamárias, e pode ser aplicada também em casos de pele comprometida por defeitos congênitos, acidentes, cirurgias e em procedimentos estéticos. Qualquer pessoa está apta para a expansão de tecido, desde que a pele esteja saudável.

Expansão de Tecido na Reconstrução Mamária

O procedimento é muito utilizado em casos após Mastectomia, na Reconstrução Mamária. A expansão de tecido se faz necessária quando não há pele suficiente para acomodar um implante.

Expansão de Tecido no Couro Cabeludo

A técnica pode ser aplicada, também, na reparação ou substituição de áreas do couro cabeludo.

Antigamente, as técnicas eram limitadas a retalhos e a enxertos de pele para reconstruir o tecido danificado. Com a expansão do tecido, vários benefícios foram apresentados:

A expansão oferece uma combinação harmoniosa de cor e de textura.
Como a pele mantém-se ligada à área doadora de sangue e de nervo, há menor risco de necrose.
As cicatrizes são menos perceptíveis.

É válido ressaltar que o período de tempo para crescimento da pele adicionar pode chegar a quatro meses, dependendo da área a ser reconstruída. Nesse período, o expansor resulta em uma protuberância que pode ser incômoda (no caso de reconstrução no couro cabeludo ou outras regiões fora as mamas) e perceptível.

Quais são os Riscos da Expansão de Tecido?

A expansão de pele pode trazer resultados significativos. No entanto, como em qualquer procedimento cirúrgico, existem alguns riscos associados à cirurgia e complicações específicas associadas a este tipo de técnica.

O Expansor de Silicone pode Romper ou Vazar?

Uma preocupação comum.

Os expansores são rigorosamente testados e colocados com todo o cuidado e segurança. Porém, pode acontecer vazamentos. Caso o expansor rompa, a solução salina aplicada para preenchimento do expansor é absorvida pelo sistema e o expansor é substituído.

Pode Ocorrer Infecção?

Uma pequena porcentagem dos pacientes desenvolvem infecção ao redor do expansor. Esta situação pode ocorrer em qualquer momento, mas, na maioria das vezes, acontece algumas semanas após a inserção do expansor. Em alguns casos, pode ser que o expansor tenha de ser removido por vários meses, até que a infecção desapareça.

Como Posso me Preparar para a Expansão de Tecido?

Algumas recomendações específicas serão passadas pelo cirurgião.

Caso você fume, será necessário parar por um tempo. Medicamentos específicos e bebidas alcoólicas também deverão ser evitados.

É imprescindível que haja alguém para te acompanhar no dia da operação e no pós-operatório.

Quanto Tempo Dura o Procedimento?

Na maioria dos casos, a cirurgia inicial leva 1-2 horas, dependendo do tamanho e da área de pele a ser expandida.

O procedimento é iniciado com uma pequena e discreta incisão ao lado da área da pele a ser reparada. Após, o balão expansor de silicone é inserido em um espaço criado sob a pele. Neste expansor, encontra-se um pequeno tubo e uma válvula de auto-vedação para preenchimento com solução salina.

Uma vez que a incisão tenha cicatrizado, é necessário retornar ao consultório do cirurgião periodicamente para o soro fisiológico no expansor seja inserido. Conforme o expansor funcionar, a pele esticará. O procedimento pode causar desconforto.

Quando a pele esticou o suficiente para cobrir a área afetada, é necessário um segundo procedimento para remoção do expansor e reposicionamento do novo tecido.

Quando na Reconstrução Mamária, a cirurgia pode ser breve, enquanto no couro cabeludo e na face pode ser mais longa e demandar outra sequência de expansão.

Exemplos:

A expansão de tecido é ideal para a reparação do couro cabeludo, porque a pele esticada sobre o couro cabeludo mantém o crescimento normal do cabelo. Os pêlos em outras regiões não crescem com a mesma intensidade.

Na mama, um balão expansor de silicone será inserido sob a pele. Uma vez instalado, o expansor será gradualmente inflado com água salina através de uma pequena válvula. Quando o tecido expandir ao tamanho desejado, o mesmo será removido. Na reconstrução de mama é inserido um implante permanente.

A expansão é também utilizada para reparar a pele da cabeça e do pescoço, mãos, braços e pernas.

Pós Expansão de Tecido

A cirurgia inicial para inserir o expansor causa, em alguns casos, um desconforto temporário que pode ser controlado com medicação prescrita pelo médico.

Pode haver, também, certo desconforto nos momentos em que a solução salina é injetada no expansor O procedimento para remover o expansor e colocar o novo tecido no local pode causar desconforto temporário, sendo controlado com medicação.

O tempo que levará para você retomar sua rotina normal dependerá da extensão, da complexidade e do tipo de cirurgia a qual se submeteu. Para pacientes que se submeteram à reconstrução de mama, se a expansão do tecido for separada da retirada da mama, a atividade normal pode ser retomada em 2-4 dias.

Em geral, os resultados obtidos pela expansão de tecido são melhores que os resultados dos demais métodos usados para reconstruir ou reparar a pele danificada.

O procedimento melhora drasticamente a aparência e a qualidade de vida após a cirurgia. Lembre-se de procurar um cirurgião plástico especialista em Expansão de Tecido e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica!


Av. Mutirão, 2653. Ed. Órion, Sala C 1609. St Marista, Goiânia – GO, CEP: 74150-340
Atendimento em horário comercial pelo Telefone: (62) 3121-6551 ou pelo Whatsapp: (62) 99611-8800

Fale Conosco

Você pode tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta enviando uma mensagem no formulário abaixo. Entre em contato também pelos telefones: (62) 3121-6551 | (62) 99611-8800

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook | Instagram

 

Whatsapp